O que difere ansiedade e ansiedade generalizada?

Ansiedade e Ansiedade Generalizada

A ansiedade saudável é aquela que se sente quando existe uma expectativa em questão a alguma coisa ou acontecimento, podendo ser ela positiva ou negativa, como nos momentos que antecedem a uma entrevista de emprego, realizar uma prova, entre outras. Ela surge e vai embora naturalmente, sem o potencial de impedir que a ação aconteça. No transtorno de ansiedade, no entanto, a sensação é de uma angústia permanente que impede o paciente de relaxar plenamente quando quer, pois na ansiedade generalizada, quase tudo acaba sendo motivo de preocupação constante e exagerada. 

É possível que o desenvolvimento da ansiedade generalizada esteja a fatores como traumas de infância, desequilíbrios químicos no cérebro, bem como, a falta de amparo e suporte familiar. Mesmo assim, a ansiedade nesse grau pode estar ligada a diferentes fatores individuais. 

Os transtornos ansiosos mais comuns são transtorno de ansiedade generalizada, conhecida pela sigla TAG, os diversos tipos de fobia, a fobia social e a síndrome do pânico. A TAG é transtorno de ansiedade mais comum, onde o paciente apresenta comportamento inquieto junto a momentos de irritação excessiva. Geralmente, sente-se mais cansado que os demais e apresenta falta de concentração, uma vez que o cérebro está em constante fluxo de informações. Insônia é uma característica dos que possuem ansiedade generalizada. 

As fobias correspondem ao medo inconsciente e paralisante relacionado a um objeto, animal, grandes altitudes, agulhas, elevadores etc. No caso da fobia social, o medo exagerado e inconsciente está voltado para determinadas ocasiões sociais. Essa fobia tende a levar o paciente ao autoisolamento, uma vez que, seu medo exagerado não é apenas ao falar em público, mas em também em situações que envolvem compartilhar ambientes com desconhecidos, mesmo que não precise interagir com os demais.

A síndrome do pânico é um distúrbio psiquiátrico que provoca um quadro severo e incapacitante de ansiedade de forma súbita. Em questão de segundos o indivíduo é tomado por sintomas de taquicardia, falta de ar e sudorese. Mesmo que a crise em si dure apenas alguns segundos, ou minutos, para o indivíduo que está vivenciando a sensação é de um tempo ainda maior.