Como é a primeira consulta ao psiquiatra?​

Primeira consulta psiquiátrica?

Os pacientes de modo geral são atendidos de forma ambulatorial, no próprio consultório médico, dando conta, na maioria das vezes, de estabelecer o estado do paciente, níveis de ansiedade e medidas imediatas a serem tomadas, caso necessário seja. Os consultórios também não lembram espaços para doentes mentais como muitas pessoas ainda imaginam, pois o tratamento se dá basicamente através da conversação e uma estética clínica não se faz necessária. 

A visão equivocada de muitas pessoas, principalmente daquelas que nunca tiveram contato com a psicanálise, tem fundamento. Não tão antigamente, os pacientes eram hospitalizados em espaços psiquiátricos chamados de manicômios por extensos períodos, senão por toda a vida. Hoje, os consultórios psiquiátricos tendem a ser dos mais agradáveis em medicina, visto que é importante estar confortável e à vontade. 

Como faço para marcar a primeira consulta ao psiquiatra? 

A consulta deve ser agendada antecipadamente via telefone ou mensagem, quando é marcada a primeira sessão ou consulta de avaliação. É neste momento que o médico conversa com o paciente para verificar o tamanho da angústia e o impacto na rotina do paciente, bem como, indícios de transtornos mentais a serem tratados. As próximas sessões e frequência das mesmas são programadas de acordo com a severidade do quadro. 

Tanto os medicamentos quanto o aconselhamento do acompanhamento de um psicólogo podem ser indicados na primeira consulta, entretanto, o tratamento em si deve se adequar com o tempo. Não raro, alguns exames podem ser solicitados pelo médico ainda na primeira consulta psiquiátrica.