As distorções cognitivas são pensamentos distorcidos da realidade utilizados para reforçar algo em que já acreditamos. Funcionam como um diálogo interno, afirmando de forma exagerada ideias que nos fazem sentir mal a cerca de nós mesmos. O pensamento dicotômico, uma das principais distorções cognitivas, é a ideia de "tudo ou nada" sobre os acontecimentos. É caracterizado pela percepção de que existem somente duas alternativas para cada situação, e que, para resolvê-la deve-se escolher ou se…

Os efeitos do consumo do café no organismo são conhecidos principalmente pelo aumento do ânimo e desempenho. Embora seja uma das substâncias mais usadas no mundo, ainda não se sabe todas as implicações deste hábito para a saúde mental dos indivíduos. As investigações em torno do tema tentam responder a seguinte questão: existe uma margem segura para o consumo de café? A resposta parece sempre apontar para o consumo moderado, entretanto, para algumas pessoas, o…

Independentemente da razão da procura pela consulta, o médico psiquiatra deverá realizar uma avaliação tanto física quanto da condição mental da pessoa. O exame mental é importante para estabelecer o quadro do paciente, bem como, a capacidade de compreender a realidade à sua volta. Atualmente, a grande maioria das pessoas que realizam o tratamento psiquiátrico o faz em consultas ambulatoriais, ou seja, nos consultórios. Na avaliação psiquiátrica, a princípio é realizada uma entrevista para conhecer…

Ainda que não se tenha uma ideia precisa do que é ou não saudável no que se refere ao consumo de conteúdo em Smartphones, pesquisadores temem alguns efeitos preocupantes. No Canadá, o mais recente estudo sobre um possível tempo seguro sob os aparelhos, acompanhou cerca de 2,5 mil crianças de dois anos. A pesquisa concluiu que o mais seguro é que crianças de até 18 meses não usem celulares. Entre os adolescentes e pré-adolescentes o…