Psiquiatra, psicólogo e psicanalista

Qual a diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista?


Devido ao prefixo “psi” que faz referência à mente e à saúde mental, é bastante comum que muitas pessoas confundam os conceitos de psiquiatria, psicologia e psicanálise. Entenda um pouco da diferença entre eles.

O que faz o psiquiatra?
 
O psiquiatra é o profissional médico especializado em psiquiatria, ramo da ciência que estuda os processos mentais do ponto de vista neurológico e comportamental. O psiquiatra está habilitado a realizar o diagnóstico e tratamento de doenças que levam o indivíduo ao sentimento de angústia. Geralmente, o psiquiatra também passa por especialização em psicanálise, de modo a identificar, junto ao paciente, a origem de traumas e frustrações e ressignificá-las.

Mesmo assim, é na medicina que o psiquiatra se baseia podendo tratar problemas que envolvem má formação de determinadas regiões do cérebro, seja por deformidades, tortura física, traumas psicológicos na infância que inpediram o desenvolvimento sadio de determinadas funções cerebrais etc. Para tanto, podem prescrever medicações específicas para que, junto ao processo psicanalítico, obter uma resposta mais rápida e eficaz durante o tratamento.

O que faz o psicólogo?

A psicologia é o estudo científico da mente e seus construtos, bem como, do comportamento dos indivíduos. A função do psicólogo é analisar de que forma as pessoas se relacionam com o mundo e com si próprias, levando em conta fatores como percepção, motivação, emoção e aprendizado.

A psicologia não faz parte da área médica, ou seja, não prescreve medicamentos. Entretanto, há muitas décadas é considerada fundamental no campo da saúde. Dessa forma, a psicologia trata fenômenos relacionados aos construtos mentais, raciocínios e vícios cognitivos que trazemos do nosso processo de desenvolvimento, quando éramos crianças, sobretudo. A esses fenômenos dá-se o nome de transtornos, objeto principal, mas não somente, do acompanhamento psicológico. Entre os transtornos mais conhecidos estão a ansiedade, depressão, fobia social, entre outros. Muitas pessoas, entretanto, buscam um psicólogo com o propósito de melhor superar momentos difíceis, ou para o autoconhecimento, na busca de reconhecer limites e qualidades próprias – e únicas.

O campo de atuação do psicólogo é muito amplo, podendo atuar em hospitais, escolas e nos recursos humanos das empresas. Atuam, também, como orientadores profissional, na área forense, ambiental e outros.

Existem diversas linhas de estudo e de trabalho na psicologia, o behaviorismo, a terapia cognitivo comportamental, Gestalt e lacaniana são algumas delas. Muitas pessoas procuram saber a linha do profissional antes de iniciar o acompanhamento, bem como, o gênero que se sente mais à vontade.

O que faz o psicanalista?

A psicanálise é o método de observação, investigação e conhecimento do conjunto de processos psíquicos que constituem a mente humana. A teoria da psicanálise foi desenvolvida pelo neurologista austríaco Sigmund Freud.

Dentre os campos estudados pela psicanálise está a saúde mental, os distúrbios emocionais e os aspectos relacionados à qualidade de vida, autoconhecimento e ampliação de perspectivas. A psicanálise pode ser útil para melhorar a relação do indivíduo com si próprio e com o mundo.

Para se tornar psicanalista é preciso ter completado alguma outra graduação anteriormente. O curso de psicanálise, muito procurado por psicólogos e psiquiatras, dura de um a três anos, a depender da instituição de ensino.

A psicanálise trata de questões relacionadas ao autoconhecimento, à angústia, à qualidade de vida, bem como de distúrbios emocionais. O psicanalista pode tratar psicopatologias, transtornos de personalidade, depressão, entre outros.