Transtorno de Personalidade Antissocial

Transtorno Antissocial

Também chamado de psicopatia ou sociopatia, o transtorno de personalidade antissocial provoca comportamentos agressivos, atitudes frias e ausência de remorso. No transtorno de personalidade antissocial, os comportamentos psicopáticos podem ser causados por diversos fatores, tais como genética, educação e lesões cerebrais. Traumatismos na região do cérebro, por exemplo, mais precisamente no córtex frontal, podem transformar a personalidade da pessoa, fazendo-a cometer atos anormais como mentir, agir impulsivamente, desconsiderando a sua própria segurança e a dos demais.

Outra explicação para o transtorno antissocial pode estar nos primeiros anos de vida, durante a fase de desenvolvimento comportamental. Neste período, a educação dos filhos, bem como o ambiente em que vivem podem resultar em comportamentos frios. (ver em transtorno de conduta)

Tratamento para Transtorno de Personalidade Antissocial

O tratamento para transtorno antissocial tem melhor resposta quando iniciados na infância ou na adolescência, ou seja, quando a personalidade ainda está em formação. Muitas vezes são indicados a estimulação sentimental e moral, além doe um maior convívio social. Alguns medicamentos também podem ser utilizados para diminuir a agressividade e a impulsividade do paciente.

Na vida adulta, o tratamento para transtorno antissocial mostra-se pouco efetivo. Traços de personalidade manipuladora demonstram-se muito fortes e raramente aceitam tratamento. Atenção: nem todo psicopata é um assassino, contudo, as características do transtorno viabilizam o desvio de caráter.