Blog de Psiquiatria

Brasileiros estão mais ansiosos

Brasileiros estão mais ansiosos e lideram o ranking mundial Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o pais mais ansioso do mundo, onde quase 19% da população sofre seus sintomas. Infelizmente, essa realidade se deve em muito à resistência da população ao tratamento adequado. Muitos médicos…

Impactos psiquátricos da maconha

Cannabis e os impactos psiquátricos da maconha Recentemente foi publicado o mais importante artigo científico sobre o Cannabis, mais precisamente sobre a maconha e seus impactos na saúde mental. A maconha é considerada um commodity na sociedade moderna, uma vez que seu consumo ultrapassa os 190 milhões de usuários no…

Psiquiatria e Pandemia

Perguntas Frequentes Psiquiatria e Pandemia O que é telemedicina ou atendimento online? Telemedicina é aquele atendimento realizado à distância e por meio das tecnologias de teleconferência disponíveis. O atendimento psiquiátrico online – telemedicina – parece ser uma das especialidades que mais se adequam à esta forma de suporte, uma vez…

Generalização, Estereotipação e Distorção Cognitiva

Adotar padrões globais para casos negativos isolados pode ser o caso de generalização Pessoas habituadas a generalizar situações costumam usar palavras como “sempre” e “nunca” para descrever seus sentimentos sobre determinadas experiências: “eu sempre serei assaltado naquela determinada rua” ou “eu nunca mais emprestarei dinheiro, porque já deixaram de me…

Resiliência

Comportamento Resiliente No que se refere à forma em que lidamos com o mundo ao redor, entre sucessos e fracassos – comuns ao desenvolvimento -, a resiliência é a capacidade de adaptar-se a importantes experiências, inclusive aquelas que proporcionam grande estresse e, ao mesmo tempo, manter-se emocionalmente estabilizado. O termo…

Transtorno bipolar e transtorno borderline

Diferenças entre transtorno bipolar e transtorno borderline Apesar das variações de humor serem os sintomas predominantes nestes dois tipos de transtornos, cada um deles possui características que requerem acompanhamentos diferentes. A primeira grande diferença está na velocidade da troca de humor. O paciente borderline apresenta variações de sentimentos dentro de segundos,…