Transtorno Depressivo Maior

Tratamento da Depressão

transtorno depressivo

Tratamento da Depressão

A depressão é uma enfermidade psiquiátrica caracterizada por tristeza profunda e permanente, seu nome em psiquiatria é transtorno depressivo maior. A principal causa e linha de atendimento para depressão se baseia na ideia de que, por diferentes motivos, ocorre um desequilíbrio dos neurotransmissores, bem como altera outras importantes funções do cérebro.

Não raro, situações de estresse extremo contribuem para acionar o mecanismo da doença, porém, além de fatores externos, componentes genéticos tem importantíssima influência no quadro. Sendo assim, na grande maioria dos casos os indivíduos afetados possuem histórico da doença na família.

Em entrevista, o médico psiquiatra Dr Leandro Ciulla explica quais podem ser as causas da depressão e alguns dos sintomas da depressão.

As pessoas que possuem depressão costumam estar extremamente desanimadas e perder o interesse pelas atividades cotidianas que lhes eram agradáveis no passado. A tristeza sentida pelas pessoas saudáveis é em nível muito inferior ao sentido por pessoas depressivas já que aquele que sofre da doença é incapaz de abandonar tal sensação ao realizar suas atividades cotidianas.

Aquele que sofre de depressão está desmotivado em relação à vida, algo que pode ser notado pelas pessoas que estão ao seu redor. Trabalho, lazer, amor e até mesmo a vaidade, nada mais é atrativo o suficiente para o depressivo. Costuma haver, ainda, distúrbios na alimentação e no sono, além de pensamentos recorrentes de suicídio.

Para diagnosticar alguém com depressão, são necessárias longas conversas e a avaliação dos sintomas por parte do psiquiatra. Os sintomas de depressão precisam estar ocorrendo diariamente, e há pelo menos duas semanas, para que o diagnóstico de depressão possa vir a ser o de transtorno depressivo maior. Essa doença pode se manifestar em qualquer idade, mas ocorre principalmente, na fase adulta.

Para realizar o tratamento de depressão, além da psicoterapia, é necessário o uso de antidepressivos para regular os níveis de neurotransmissores. Quando o paciente não responder ao tratamento tradicional é possível utilizar a ECT, técnica que altera a atividade elétrica do cérebro.

*Realizamos atendimentos por meio de telemedicina psiquiátrica. Para mais informações acesse tratamento online para Depressão.