Blog de Psiquiatria

Transtorno de Ansiedade de Separação

Psiquiatria Infantil O que é TAS? Transtorno de Ansiedade da Separação Algumas crianças são mais suscetíveis a momentos de desprendimento de vínculos mais fortes. Geralmente, essa experiência começa com a separação da mãe ou do cuidador e é um aprendizado que acontece, em menor ou maior grau, para cada pessoa…

O que é positividade tóxica?

Positividade Tóxica O termo “positividade tóxica” se refere às pessoas que pregam a ideia de enxergar o lado positivo em praticamente tudo, o tempo todo, e a qualquer custo. Embora pareça algo sedutor, trata-se de uma dinâmica prejudicial, já que, ao negar sentimentos, sobretudo os desconfortáveis, se está reprimindo também…

Por que é importante dar nome aos sentimentos?

Por que é importante dar nome aos sentimentos?   Acredita-se que a palavra emoção teve origem no termo movere, do latim que significa mover, e o “e” que a precede denota afastamento. Ao longo de milhões de anos as emoções foram depurando e dando maior agilidade em situações que exigissem…

Estresse Pós-traumático e outros Transtornos

Estresse Pós-traumático e transtornos que o sucedem Nem todas as pessoas que foram submetidas a um evento traumático desenvolvem o transtorno de estresse pós-traumático. Entretanto, quando a origem do trauma é um evento intrapessoal, ou seja, quando experimenta violação ou abuso infantil, os impactos são maiores e praticamente metade das…

Pensamento dicotômico

Distorção cognitiva do tudo ou nada As distorções cognitivas são pensamentos distorcidos da realidade utilizados para reforçar algo em que já acreditamos. Funcionam como um diálogo interno, afirmando de forma exagerada ideias que nos fazem sentir mal a cerca de nós mesmos. O pensamento dicotômico, uma das principais distorções cognitivas,…

Ciúmes

Sentimento de Ciúmes Com muitas justificativas duvidosas utilizadas para amenizar os motivos do sentimento de ciúmes, como a ideia de que “quem ama cuida” por exemplo, esta sensação em nada pode ser saudável. Ao contrário, na grande maioria das vezes acaba sendo utilizada para sustentar atos violentos e comportamentos abusivos.…