Blog de Psiquiatria

Dismorfia do Snapchat

Transtorno de Imagem Dismorfia do Snapchat Em meados de 2011 foi disponibilizado pelo aplicativo Snapchat, uma ferramenta que permitia a seus usuários a utilização de filtros para brincadeiras como fantasias em tempo real, máscaras assustadoras, orelhas de animais, entre outros. Nessa onda, vieram os filtros para “embelezamento” do rosto em…

Cloridrato de Escetamina

O que é cloridrato de escetamina? A escetamina é um medicamento com seu uso recentemente autorizado pela Anvisa. Trata-se de um tratamento com potencial de resposta muito superior ao de medicamentos convencionais, para os casos severos de depressão. Quando comparada aos medicamentos normalmente indicados, a escetamina apresenta efeitos significativos em…

Psiquiatria e Psicoterapia andam juntas

Tratamento psiquiátrico junto a psicoterapia Psiquiatria e Psicoterapia A Associação Médica Brasileira reconhece cinco áreas de atuação por meio da especialidade de psiquiatria, sendo elas a Psiquiatria da Infância e Adolescência, Psiquiatria Geriátrica, Psiquiatria Forense, a Psicoterapia e Psiquiatra do Sono. Entretanto, para grande parte dos profissionais especialistas – senão…

Tecnologia e saúde mental dos usuários

Relação tóxica com a tecnologia: como saber Durante a Pandemia de Covid-19, a mesma tecnologia que aproximou muitos indivíduos frente aos desafios criados pelo isolamento social, foi aquela que parece ter intensificado o consumo inadequado e excessivo de internet, redes sociais e vídeo games. Tendo em vista esta inserção cada…

Porto Alegre lidera ranking brasileiro da depressão

Depressão em Porto Alegre Um recente levantamento realizado pela Pesquisa Vigitel, promovido pelo Ministério da Saúde apontou dados sobre a capital gaúcha e seus índices de incidência de pessoas com depressão. Enquanto a Organização Mundial da Saúde contabiliza uma taxa de 5,3% para a doença no país, para a Vigitel…

Sinais e Tratamento da Depressão

Sinais do Transtorno Depressivo Maior O diagnóstico do paciente com depressão é realizado por meio de longas conversas e a avaliação dos sintomas por parte do psiquiatra. Os traços de depressão precisam estar ocorrendo diariamente e há pelo menos duas semanas, para que o seja considerado o transtorno depressivo maior.…
×

Whatsapp

×