Telemedicina em Psiquiatria

A telemedicina é definida como o conjunto de diferentes aplicações e tecnologias que possibilitam o ato médico à distância. A ideia de tratamento à distância teve início na cibermedicina, ou medicina por internet, onde se busca realizar tratamentos clínicos como cirurgias, tendo o paciente a quilômetros de distância da equipe médica.

A telemedicina para o atendimento psiquiátrico online se apresenta com uma moderna ferramenta para que pacientes não fiquem sem atendimento em períodos de crise, como no caso da Pandemia do novo coronavírus. Desta forma, o paciente pode procurar ajuda se precisar sair de casa. O recurso da telemedicina também é muito positivo quando se trata de pessoas que não têm condições de sair de casa, como as pessoas mais idosas. Além do mais, hoje é possível encaminhar a receita médica eletrônica, onde é gerado um código QR – QR Code – de modo que as farmácias podem reconhecer e validar o documento.

Entre em contato:

CONTATOS:

(51) 3224.2401

(51) 99226.1582

(51) 98115.6830

Clínica Ciulla – Unidade Avenida Carlos Gomes
Clínica Ciulla – Rua dos Andradas
Porto Alegre/RS – Brasil

Telemedicina: quando usar?

Diante da Pandemia causada pela Covid-19, a telemedicina em psiquiatria acabou ser adotada ao buscar não interromper um tratamento iniciado anteriormente, bem como, atender quem venha a ter sintomas de ansiedade, estresse, sintomas de depressão entre outros transtornos. Importante dizer que, neste período, pessoas que já possuem transtornos mentais tendem a ter seus sintomas ampliados durante o distanciamento social. (Veja mais em Perguntas e Respostas sobre Psiquiatria e Distanciamento Social)

Num primeiro momento, em medicina, sabe-se que não há diagnóstico mais eficaz do que aquele realizado na presença do paciente e médico durante uma consulta. Em psiquiatria, entretanto, a discussão parece ser mais amena, visto que por meio dos recursos tecnológicos atuais é possível acompanhar o paciente não apenas no que se refere ao seu depoimento, mas também enxergá-lo, viabilizando a telemedicina em quase todo o seu potencial de atendimento.

Sendo uma medida necessária para frear a disseminação da doença, a demanda por telemedicina aumentou e as  consultas online foram autorizadas para praticamente todas as áreas médicas. Além do mais, com a abertura da telemedicina, foram criadas ferramentas receitas eletrônicas a partir de um código QR que autentica o documento para as farmácias. (Exemplo: CREMERS Receita Eletrônica)

Veja mais em Artigos sobre Covid-19.

Veja também Telemedicina em Psiquiatria Porto Alegre.

Comunicado Covid 2019