ansiedade social

Tratamento Fobia Social

transtorno de ansiedade

Tratamento de Fobia Social

A fobia é algo que desencadeia um medo persistente e irracional em alguém, a partir de uma situação ou objeto específico. No caso da fobia social, trata-se de um tipo de medo extremo de expor-se a pessoas ou situações das quais considera desconfortantes. A crise de ansiedade pela qual essas pessoas passam pode vir a desencadear algo mais intenso ainda, conhecido como ataque de pânico. Essa doença costuma se manifestar na infância ou no início da vida adulta, atingindo até 3% da população mundial.

O diagnóstico entre crianças busca avaliar seu comportamento em ambientes compartilhados por outras crianças, ou seja, não somente na presença de adultos. Além disso, leva-se em consideração as manifestações de ansiedade da criança que, nessa faixa etária, geralmente, se apresentam de forma diferente se comparadas à reação dos adultos, como crises de choro, acessos de raiva, indiferença ou afastamento diante de situações em que houver a presença de pessoas desconhecidas.

Veja também a contribuição do bullying no desenvolvimento da fobia social.

Em entrevista, Dr Abelardo Ciulla fala sobre os remédios indicados para o tratamento de fobia social.

O paciente costuma estar consciente de que o medo que  sente ao ter que, por exemplo, falar ou comer em público é excessivo, mas não é algo com o qual ele tenha controle. Contudo, a fobia social é bem comum e não costuma trazer consequências graves.

A fobia social pode ser diagnosticada como transtorno da personalidade de esquiva em certos casos, já que ambos apresentam alguns sintomas em comum. Quem sofre de fobia social é mais vulnerável diante das situações que despertam ansiedade.

O tratamento de fobia social mais indicado é o comportamental, que visa expor o paciente diante da situação que lhe causa medo e que, a longo prazo, ajuda a diminuir a ansiedade. Em algumas situações há o uso de remédios, como os antidepressivos, mas em função da quantidade de efeitos colaterais causados por eles, o tratamento psicoterapêutico continua a ser o mais recomendado.