ansiedade social

Tratamento Fobia Social

transtorno de ansiedade

Tratamento de Fobia Social

Algo que desencadeia um medo persistente e irracional a partir de uma situação ou objeto específico é o que conhecemos por fobia. O tipo de medo extremo que acontece em razão da exposição a pessoas estranhas ou situações desconfortantes é conhecido como fobia social. A crise de ansiedade pela qual esses pacientes passam pode vir a desencadear um ataque de pânico em algumas situações. Essa doença costuma se manifestar na infância ou no início da vida adulta, atingindo até 3% da população mundial.

Entre as crianças, para realizar o diagnóstico de fobia social é preciso avaliar o comportamento delas em ambientes que tenham outras crianças, e não somente na presença de adultos. As manifestações de ansiedade nestes indivíduos podem se apresentar de forma diferente se comparadas as expressões dos adultos, como crises de choro, acessos de raiva, indiferença ou afastamento diante de situações em que houver a presença de pessoas estranhas.

Veja também a contribuição do bullying no desenvolvimento da fobia social.

Em entrevista, Dr Abelardo Ciulla fala sobre os remédios indicados para o tratamento de fobia social.

O paciente costuma estar consciente de que o medo que  sente ao ter que, por exemplo, falar ou comer em público é excessivo, mas não é algo com o qual ele tenha controle. Contudo, a fobia social é bem comum e não costuma trazer consequências graves.

A fobia social pode ser diagnosticada como transtorno da personalidade de esquiva em certos casos, já que ambos apresentam alguns sintomas em comum. Quem sofre de fobia social é mais vulnerável diante das situações que despertam ansiedade.

O tratamento de fobia social mais indicado é o comportamental, que visa expor o paciente diante da situação que lhe causa medo e que, a longo prazo, ajuda a diminuir a ansiedade. Em algumas situações há o uso de remédios, como os antidepressivos, mas em função da quantidade de efeitos colaterais causados por eles, o tratamento psicoterapêutico continua a ser o mais recomendado.