A psicofarmacologia, ou farmacopsiquiatria, é uma área de pesquisa que foca em estudos sobre as medicações de efeito psicotrópico, ou seja, que atuam diretamente no sistema nervoso central. São substâncias com potencial de alterar o funcionamento das conexões neurais. Os psicofármacos, como também são chamados, devem ser administrados pelo médico psiquiatra que, após uma avaliação por meio de consultas e se necessário com exames, podem ser utilizados como ferramenta no tratamento. Inicialmente, seu maior propósito é na reorganização de neurotransmissores como a dopamina, por exemplo, para que o paciente tenha uma compreensão plausível do que está passando e possa, assim, vislumbrar uma saída rumo a uma melhor qualidade de vida.
Como são administrados os psicofármacos?
As medicações psicotrópicas são receitadas pelo médico psiquiátrica levando em consideração muitos fatores, inclusive o efeito placebo, ainda pesquisado e discutido. Além disso, cada organismo responde de uma forma a cada medicamento específico. Essa variabilidade individual exige do profissional de psiquiatria alto nível de sensibilidade diante das características e mudanças de cada paciente. Assim, é comum que o psiquiatra permaneça em contato com o paciente por mais tempo para que tenha certeza da melhor dosagem e manter os níveis ideais da resposta medicamentosa.
Medicamentos de liberação controlada
Atualmente, os medicamentos são muitos e altamente evoluídos, podendo ser utilizados para casos muito específicos, desde que indicados sob o correto diagnóstico. Os medicamentos de liberação controlada propiciam os níveis ideais da composição no organismo, uma vez que, são dissolvidos lentamente pelo sistema digestório.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.