déficit de atenção e hiperatividade

Tratamento Déficit de Atenção

tratamento do tdah

Déficit de Atenção

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que afeta a concentração e o comportamento do indivíduo. Apesar de muitas pessoas não considerarem o TDAH uma doença de fato, o mesmo é reconhecido oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por diversos países ao redor do mundo como um transtono.

O TDAH geralmente surge em crianças, mas quando não tratado, pode seguir o paciente até a vida adulta. As causas do distúrbio estão ligadas a alterações na região frontal do cérebro. A região orbital é a responsável pela inibição do comportamento, pela concentração, memória, autocontrole e organização.

Pacientes com déficit de atenção possuem uma deficiência nos neurotransmissores dessa região e sua comunicação neurológica. O quadro pode ser causado ou agravado por uma predisposição genética, trauma psicológico ou consumo de substâncias tóxicas.

Crianças com déficit de atenção são extremamente inquietas e agitadas, especialmente os meninos. Apresentam dificuldade em manter o foco durante uma atividade muito longa ou que não lhes pareça interessante.

São facilmente distraídos por estímulos externos e são muito esquecidas. Quando a atividade é prazerosa, conseguem manter maior atenção, pois os centros de prazer do cérebro estimulam o centro de concentração. A impulsividade é outra característica forte dos pacientes com déficit de atenção.

O déficit de atenção em adultos é mais raro, mas também pode ocorrer quando persiste desde a fase infantil. Os sintomas de desatenção e hiperatividade podem persistir até a vida adulta, mas de forma mais moderada. Costumam ter dificuldade para organizar as tarefas do dia a dia e definir suas prioridades, ficando constantemente estressados.

O diagnóstico para déficit de atenção deve ser feito a partir de uma análise detalhada, feito por um psiquiatra, pediatra ou neurologista. Devem ser feitos testes psicológicos e neuropsicológicos, com o objetivo de chegar ao motivo do problema. Após a definição do diagnóstico, ainda deve ser feito um acompanhamento médico.

O tratamento de déficit de atenção tem característica multimodal, ou seja, utiliza diversas técnicas para abordar o paciente, entre elas os medicamentos, orientação especial de pais e professores e técnicas específicas passadas para o portador do transtorno.

Caso o paciente também apresente sintomas de dislexia ou disortografia, é necessário que haja um acompanhamento de fonoaudiólogo. É importante que, no caso de crianças, os professores recebam orientações dos médicos para facilitar o tratamento.

O tratamento medicamentoso do paciente com déficit de atenção  também é importante, principalmente os estimulantes e antidepressivos. É importante que durante todo o tratamento exista uma observação constante tanto do paciente quanto da família.