A telemedicina é definida como o conjunto de diferentes aplicações e tecnologias que possibilitam o ato médico à distância. A ideia de tratamento à distância teve início na cibermedicina, ou medicina por internet, onde se busca realizar tratamentos clínicos como cirurgias, tendo o paciente a quilômetros de distância da equipe médica.
A telemedicina para o atendimento psiquiátrico online se apresenta com uma moderna ferramenta para que pacientes não fiquem sem atendimento em períodos de crise, como no caso da Pandemia do novo coronavírus. Desta forma, o paciente pode procurar ajuda se precisar sair de casa. O recurso da telemedicina também é muito positivo quando se trata de pessoas que não têm condições de sair de casa, como as pessoas mais idosas. Além do mais, hoje é possível encaminhar a receita médica eletrônica, onde é gerado um código QR – QR Code – de modo que as farmácias podem reconhecer e validar o documento.
Diante da Pandemia causada pela Covid-19, a telemedicina em psiquiatria acabou ser adotada ao buscar não interromper um tratamento iniciado anteriormente, bem como, atender quem venha a ter sintomas de ansiedade, estresse, sintomas de depressão entre outros transtornos. Importante dizer que, neste período, pessoas que já possuem transtornos mentais tendem a ter seus sintomas ampliados durante o distanciamento social. (Veja mais em Perguntas e Respostas sobre Psiquiatria e Distanciamento Social)
Num primeiro momento, em medicina, sabe-se que não há diagnóstico mais eficaz do que aquele realizado na presença do paciente e médico durante uma consulta. Em psiquiatria, entretanto, a discussão parece ser mais amena, visto que por meio dos recursos tecnológicos atuais é possível acompanhar o paciente não apenas no que se refere ao seu depoimento, mas também enxergá-lo, viabilizando a telemedicina em quase todo o seu potencial de atendimento.
Sendo uma medida necessária para frear a disseminação da doença, a demanda por telemedicina aumentou e as consultas online foram autorizadas para praticamente todas as áreas médicas. Além do mais, com a abertura da telemedicina, foram criadas ferramentas receitas eletrônicas a partir de um código QR que autentica o documento para as farmácias. (Exemplo: CREMERS Receita Eletrônica)
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.