Psiquiatria: perguntas frequentes

Perguntas frequentes em Psiquiatria

O que faz um um psiquiatra?

O psiquiatra é um especialista da área médica que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos psíquicos, sejam elas de cunho orgânico ou funcional – muitas vezes, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, os transtornos de ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, o TOC e tantos outros.


Covid 19 Pandemia:

Acesse também Perguntas Frequentes Psiquiatria e Pandemia.


Quem deve consultar um psiquiatra?

A psiquiatria tem intuito de proporcionar a melhor qualidade de vida ao paciente, resolvendo problemas graves ou conflitos presentes no dia-a-dia. Sendo assim, muitas pessoas podem se beneficiar desta prática.

Como é realizada a avaliação psiquiátrica?

A princípio é realizada uma entrevista de modo a avaliar a condição mental do paciente, muito importante para estabelecer o quadro emocional do paciente, bem como, a capacidade de entender o mundo que o cerca. Um exame físico também feito, com o intuito de investigar comprometimentos orgânicos e, por vezes, possíveis comportamentos de automutilação. Saiba mais sobre Avaliação Psiquiátrica.

O que são as doenças psiquiátricas?

Os transtornos mentais são descritos por suas características psicopatológicas, sendo esse um ramo descritivo destes fenômenos. Enquanto algumas dessas características têm curso breve e poucos sintomas, outras são condições crônicas que causam importante impacto na qualidade de vida do paciente. Alguns pacientes podem necessitar deste acompanhamento a curto prazo, longo prazo ou até mesmo por toda a vida. A efetividade do tratamento também varia em cada paciente.

Como é feito o diagnóstico?

A avaliação psiquiátrica e posterior diagnóstico é um processo que envolve o exame do estado mental e o histórico clínico do paciente. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como, exames físicos e laboratoriais. Para uso dos testes devem ser procurados os psiquiatras autorizados para aplicá-los. Os procedimentos para diagnóstico são norteados a partir do campo das psicopatologias; critérios bastante usados hoje em dia.

Qual a finalidade do tratamento psiquiátrico?

A meta principal é o alívio do sofrimento emocional e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, sob perspectivas biológicas, psicológicas, de ordem cultural, entre outras. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado por meio de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento.

Como é feito o tratamento com o psiquiatra?

Hoje, a maioria dos pacientes são atendidos em ambulatórios, enquanto que, no passado, os pacientes eram hospitalizados em clínicas psiquiátricas por muitos meses ou anos – o que, por vezes, levava a vida toda. Se a hospitalização for necessária, em geral, será por poucas semanas. São raros os casos que necessitam de hospitalização a longo prazo.

Geralmente, as consultas são marcadas antecipadamente e têm com duração de 30 a 60 minutos. Nas sessões, o psiquiatra conversa com o paciente para verificar seu estado mental e nível de ansiedade, revê a terapêutica e adota um abordagem psicoterápica específica. A frequência com que o médico marca as consultas varia de acordo com a severidade e tipo de cada doença.

Os medicamentos psiquiátricos são parte importante do tratamento, sendo que somente médicos psiquiatras poderão receitá-los. A psicoterapia também faz parte do método terapêutico do psiquiatra, embora também possa ser utilizada por outros profissionais de saúde mental, como psicólogos e psicanalistas. No entanto, a ferramenta da psicoterapia é sempre útil. Para praticá-la, o psiquiatra deverá ter uma formação complementar.