O que é psicofarmacologia?

Psiquiatria e Psicofarmacologia

A psicofarmacologia, ou farmacopsiquiatria, é uma área de pesquisa que foca em estudos sobre as medicações de efeito psicotrópico, ou seja, que atuam diretamente no sistema nervoso central. São substâncias com potencial de alterar o funcionamento das conexões neurais. Os psicofármacos, como também são chamados, devem ser administrados pelo médico psiquiatra que, após uma avaliação por meio de consultas e se necessário com exames, podem ser utilizados como ferramenta no tratamento. Inicialmente, seu maior propósito é na reorganização de neurotransmissores como a dopamina, por exemplo, para que o paciente tenha uma compreensão plausível do que está passando e possa, assim, vislumbrar uma saída rumo a uma melhor qualidade de vida.

Como são administrados os psicofármacos?

As medicações psicotrópicas são receitadas pelo médico psiquiátrica levando em consideração muitos fatores, inclusive o efeito placebo, ainda pesquisado e discutido. Além disso, cada organismo responde de uma forma a cada medicamento específico. Essa variabilidade individual exige do profissional de psiquiatria alto nível de sensibilidade diante das características e mudanças de cada paciente. Assim, é comum que o psiquiatra permaneça em contato com o paciente por mais tempo para que tenha certeza da melhor dosagem e manter os níveis ideais da resposta medicamentosa.

Medicamentos de liberação controlada

Atualmente, os medicamentos são muitos e altamente evoluídos, podendo ser utilizados para casos muito específicos, desde que indicados sob o correto diagnóstico. Os medicamentos de liberação controlada propiciam os níveis ideais da composição no organismo, uma vez que, são dissolvidos lentamente pelo sistema digestório.