Alcoolismo após cirurgia bariátrica

Cirurgia Bariátrica e a possibilidade de desenvolver Alcoolismo

A cirurgia bariátrica é um procedimento bastante conhecido pelos seus benefícios para o paciente que sofre de obesidade mórbida. Os impactos positivos no paciente não são apenas o que se refere à sua aparência, mas também na autoestima. Entretanto, para que os efeitos esperados surjam e perdurem, também é necessário seguir à risca as recomendações do médico, o que envolve adotar um outro estilo de vida.

São diversos os fatores de risco para que o paciente retorne a ter o peso que possuía anteriormente à cirurgia bariátrica, entre eles é destaque o consumo excessivo de álcool. Atualmente, cerca de 25% dos pacientes que passaram pelo procedimento e que apresentaram recidiva, têm como principal causa o consumo do abusivo do álcool. Muitas dessas pessoas adotam o raciocínio de que por estarem mais magras, podem beber à vontade. Além do fato de que, após o tratamento, a pessoa tende a querer viver mais socialmente, por sentir-se melhor consigo, mais segura e, naturalmente, é quando consumo do álcool está muito associado.

É coerente que se fique vigilante no que diz respeito ao aumento do consumo do álcool nessa população. Ainda que não se tenha, até o momento, uma comprovação que relacione alcoolismo diretamente à cirurgia, fica evidente a importância de verificar o histórico familiar, já que ao apresentar dependência de álcool em gerações passadas, o aumento significativo do consumo alcoólico possui impacto definitivo no desenvolvimento da doença. Portanto, é imprescindível levar em consideração tais fatores ao prevenir o paciente destes efeitos e que, o pós-operatória exige um cuidado muito maior, tendo em vista essa realidade.