Quando procurar um psiquiatra?

Quando procurar um psiquiatra?

Muitas pessoas relutam em conhecerem o trabalho da psiquiatria, principalmente, por considerarem ser uma atividade destinada apenas para que possua problemas mentais severos. Entretanto, tanto a psiquiatria quanto a psicanálise, podem ser benéficas para todas as pessoas.

A psiquiatria não trata somente problemas pontuais como também busca levar o paciente ao autoconhecimento, tanto dos aspectos negativos, mas também sobre as conquistas e valorização do indivíduo. Isso porque, muitas pessoas tendem a enxergar e individualizar os aspectos negativos de suas vidas, sem dar-se conta da natureza real das suas emoções, uma vez que ter problemas é uma condição natural ao ser humano e sociedade de modo geral.

Quando necessário, por ser médico, o psiquiatra tem a possibilidade de atuar com medicamentos, de modo a estabilizar o nível da tensão que causa angústia no paciente que, ou chegou com um problema pontual, como o final difícil de um relacionamento, ou que, com o tempo, demonstrou conviver com algum transtorno que pode ser amenizado por meio dessa ferramenta da psiquiatria. O senso comum, mais uma vez, tende a justificar a relutância ao tratamento por medo de ficar “preso” aos remédios, no entanto, os pacientes que aderem ao tratamento, quase em sua totalidade, consideram que o remédio os liberta, seja da profunda tristeza de uma perda, ou amenizando alguém de suas neuroses mais severas.