Higiene do Sono

Higiene do Sono

Uma noite de sono reparadora é crucial para uma vida saudável. É possível dizer que toda a disposição física e intelectual do que se faz acordado, é resultado de uma noite bem dormida. Infelizmente, são incontáveis as pessoas que se queixam de falta de sono ou dificuldade de dormir adequadamente. 

Alguns transtornos, como ansiedade e depressão, podem levar alguns desses pacientes desenvolver insônia que, caso diagnosticada, pode ser tratada com medicamentos. Por outro lado, há uma parcela destes pacientes que, por uma vida muito agitada, custam a “desacelerar suas mentes”. Estes, também, se queixam da perda gradual da qualidade do seu sono, entretanto, melhor do que qualquer remédio, uma mudança planejada dos hábitos noturnos pode ser a solução. 

Atualmente, está comprovada a efetividade de designar um conjunto de regras e práticas para “treinar” o organismo, a chamada higiene do sono. São dicas práticas para reconhecer e deixar de lado vícios da vida moderna que, muitas vezes, podem estar afetando suas noites de descanso. Veja algumas delas:

  1. Durma e acorde sempre no mesmo horário, inclusive nos finais de semana, mesmo se tiver dormido menos;
  2. Evite atividades como olhar o celular, televisão ou fazer exercícios físicos, antes de deitar;
  3. Deite-se somente quando for dormir, ou praticar atividade sexual;
  4. Evite consumir quaisquer substâncias estimulantes, como cigarros, álcool, café, chimarrão, refrigerante de cola, guaraná, chás preto e verde, entre outros, após às 17h;
  5. Não tire cochilos durante o dia, se inevitável, não devem exceder 20 minutos;
  6. Reduza a luminosidade aos poucos;
  7. Não planejar tarefas na cama, anote-as e vá descansar sem elas na cabeça.

Texto por Dra. Veronica Ciulla – • Dra. Veronica Ciulla (@dra.veronicaciulla)
Ou acesse Dra. Veronica Ciulla