O que são transtornos mentais?

Transtornos Mentais

Em grande parte dos casos, os transtornos mentais costumam surgir como um mal silencioso, que pode ter início em qualquer etapa da vida de uma pessoa, podendo levar a condições, não apenas psicológicas, mas também físicas incapacitantes. Isso porque um transtorno mental constitui – em menor ou maior grau – uma disfunção da atividade cerebral que, de modo geral, afeta o humor, comportamento, raciocínio, aprendizado e, consequentemente, a maneira de interagir com o mundo ao seu redor.

Em razão de não apresentar sintomas físicos como causa os estudos e aplicações na área dos transtornos mentais foram negligenciados por muitos anos, de modo que apenas nas últimas décadas suas possibilidades foram aprofundadas e passaram a fazer parte essencial dos protocolos de saúde ao redor do mundo.

Hoje em dia a saúde mental é vista como fundamental para a qualidade de vida dos indivíduos. Veja abaixo alguns dos transtornos mentais mais comuns.

  1. Transtorno de ansiedade: provoca angústia semelhante ao medo, preocupação ou agitação em demasia;
  2. Depressão: condição psicológica e clínica em que o paciente experimenta total perda de motivação pelas atividades cotidianas;
  3. Transtorno afetivo bipolar: dos transtornos de humor mais comum, onde o paciente apresenta oscilações de humor que vai da euforia (mania) a tristeza profunda permanente (depressão);
  4. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): apresenta concomitantemente dificuldade de atenção e concentração, hiperatividade e comportamento impulsivo;
  5. Transtorno obsessivo compulsivo (TOC): transtorno em que pensamentos levam a comportamentos compulsivos;
  6. Transtorno de estresse pós-traumático: transtorno resultado de alguma situação de horror, como um episódio assustador, a curto ou médio prazo. Não raro, o “trauma” leva ao desenvolvimento de outros transtornos, como ansiedade e síndrome do pânico.

Como identificar algum transtorno mental?

Os transtornos mentais, de modo geral, afetam a forma como o paciente sente, reage e interage com mundo que o cerca. Em linhas gerais, os transtornos manifestam-se, inicialmente, por meio de indícios de mudanças de humor e comportamento, dificuldade de se fazer entender e dificuldade de raciocínio. Algumas pessoas têm mais aptidão para perceber essas mudanças, outras menos. Em caso de dúvida, é aconselhável buscar orientação profissional.